top of page

Pró

Imagem

Incubadora de Projetos Educacionais com Imagens
SOBRE NÓS

PRÓ-IMAGEM – Incubadora de projetos educacionais com imagem é um projeto do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagens - Cult-Vi, coordenado pelo Professor Dr. Antenor Rita Gomes, vinculado ao Colegiado de Letras do DCH/IV/UNEB e ao Mestrado Profissional em Educação e Diversidade MPED/UNEB.

O Projeto propõe a criação e implementação de uma incubadora de Projetos e práticas educativas com imagens com o propósito de assessorar e subsidiar educadores visando a inovação pedagógica e a abordagem critica reflexiva das visualidades. Pressupõe o desenvolvimento de um banco de dados e a instalação de uma rede de solidariedade que possibilite: o desenvolvimento de projetos de aprendizagem, o compartilhamento de materiais didáticos, a promoção de experiências exitosas, o suporte à formação continuada etc. A proposta objetiva também subsidiar pesquisas educacionais no campo da Cultura Visual e favorecer o aprofundamento destes estudos no campo educacional.

Projeto Incubadora

São objetivos do projeto:

- Oferecer assessoria pedagógica na elaboração de projetos e desenvolvimento de práticas educativas com imagens;

- Organizar ações de formação sobre Educação e Cultura Visual;

- Organizar um repositório aberto de visualidades e práticas educativas exitosas.

​

 

O projeto adota metodologias integrativas, priorizando ações que são ao mesmo tempo formativas, investigativas e interventivas e conta com a participação de professores em exercício, pesquisadores, especialistas e convidados.

 

Nesta fase de implantação do projeto convidamos professores, pesquisadores e estudantes a manifestarem interesse em participar do projeto enviando-nos pedido de inscrição de acordo o formulário abaixo.

 

Os pedidos de participação devem ser encaminhados para proimagemincubadora@gmail.com por tempo indeterminado. Serão aceitos Todos os pedidos que apresentarem proposta de trabalho/estudo ou investigação relacionando IMAGEM e EDUCAÇÃO, até o limite de 30 projetos, considerada a data de postagem do pleito como critério de classificação. As propostas posteriores aos 30 primeiros  apresentados, comporão lista de espera e serão incluídos a medida em que forem ocorrendo vacância.  Não serão aceitas propostas cujo interesse de atuação não tenha relação com Imagem e Educação

arvores.png

Pedido de inscrição

Envia a ficha de inscrição preenchida para o e-mail: proimagemincubadora@gmail.com

Equipe Executora

pp.jpg
Prof. Dr. Antenor Rita Gomes

Coordenador do Projeto

Vinculado ao Colegiado de Letras do
DCH/IV/UNEB e ao Mestrado Profissional em Educação e Diversidade MPED/UNEB.

Possui Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especilalização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998) Mestrado de Educação e Pesquisa pela Université du Quebec a Chicoutimi (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Cádiz - Espanha (2014). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista científica de Educação e Cmunicação Hachetetepe (UCA- Cádiz, Espanha) e da revista temas em educação da UFPB;e Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação no ensino superior de graduação e pós-graduação além de cursos de atualização docente para professores em serviço. Atua principalmente nos seguintes temas: Cultura Visual, Leitura, Pesquisa em educação e formação de professores; Integra o quadro docente do do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade - MPED - UNEB Jacobina desde 2014.

Regivânia Almeida Moreira Lima

PROFESSORA ME

Membro do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-Vi)

Graduada em Letras – Habilitação em Português/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (1999), Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO (2001), Metodologia do ensino de Língua Inglesa pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX (2006) Mestrado em Educação e Diversidade pela Universidade do estado da Bahia (2018). Sou membro do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-vi) e participo do Grupo de Estudos de Educação Especial e Inclusiva (GEEDICE). Professora a 20 anos do Ensino Fundamental II de Língua Inglesa. Língua Portuguesa e Artes na Escola Estadual Padre Alfredo Haasler e atualmente estou lecionando MTC/Projeto experimental e POPIC/Intervenção no Ensino Médio no Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II. Sou apaixonada pelo processo de ensinar e aprender, pela educação inclusiva, visualidades e produção colaborativa de objetos educacionais.

Júnior Publish

PROFESSOR MBA

Membro do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-Vi)

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (2007); Especialista em MBA em Gestão Empresarial (2010). Participação em atividades relacionadas ao setor da Informática com Assessoria, trabalhos técnicos, Professor da Faculdade Ages-Senhor do Bonfim/BA e Ex-professor da FAC, Polos Mairi, Várzea do Poço e Ipacaeta/BA. Membro do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-vi), vinculado ao Núcleo de Pesquisa de mesmo nome, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus IV, em Jacobina/BA. Aluno Especial da turma (2018.1) da Disciplina Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação (MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE -MPED); Aluno Especial da turma (2018.2) da Disciplina TEE- Lazer e Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Universidade Federal da Bahia-UFBA; Membro Integrante do NEO-Núcleo de Estudos Orais e Memória e Iconografia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus IV, em Jacobina/BA. Experiente nas áreas de Direção de Artes, Assessoria de Comunicação (ênfase em Publicidade e Propaganda) Ex-Assessor de Comunicação da AMPC-Associação dos Municípios do Piemonte da Diamantina, Ex-Diretor de Comunicação e Ex-Diretor de Cerimonial da Prefeitura Municipal de Jacobina, Ex-Assessor Especial de Gabinete e Ex-Ouvidor da Prefeitura Municipal de Mirangaba, sócio proprietário da Aió Agência de Comunicação (MEI) e, atualmente Líder Comercial Faculdade Ages de Jacobina e professor das disciplinas de Economia e Finanças, Economia e Administração Financeira Orçamentaria e Empresarial na Faculdade Ages de Senhor do Bonfim.

Consultores

- Obdália Santana Ferraz Silva  
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) 
Doutora em Educação 

​

- Victor Manuel Amar Rodriguez 
Universidade de Cádiz/Espanha (UCA)
Doutor em Educação 

​

- José Paulo Gomes Brazão 
Universidade da Madeira/Portugal (UMa)
Doutor em Educação 

​

- Sergio Luiz Pereira da Silva
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Doutor em Sociologia

Incuba Mais

Docência

Conheça:
INCUBA
Mais

1 - Esta serie inicial reúne pequenos vídeos com depoimentos de diversos educadores em torno de 2 questões fundamentais sobre os temas DOCÊNCIA e CULTURA VISUAL

DOCÊNCIA

Incuba Mais Docência é uma ação do Projeto Pró-Imagem – Incubadora de projetos Educacionais com Imagem desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-Vi). Tem o propósito de oportunizar a reflexão em torno da docência na contemporaneidade visando melhor apropriação dos recursos e percepções ligados à Cultura Visual que estão à disposição de educadores e educadoras e que podem favorecer o desenvolvimento de práticas inovadoras de aprendizagem.

​

O Incuba Mais Docência é, portanto, uma série de produções, originadas a partir de tópicos e questionamentos cuja reflexão contribui para a formação de professores e as suas práticas educativas

Abaixo, depoimentos de educadores e educadoras convidados/as

Tópico 1- Sobre docência

O que os professores precisam aprender para continuar exercendo a docência pelos próximos 20 anos?    

Tópico 2- Sobre TDICs e Cultura Visual

Como os avanços das Tecnologias Digitais da Comunicação (TDICs) e a tendência em plasmar tudo em telas (a Cultura Visual) interferem nos modos de ensinar e aprender contemporâneos?

Palestrantes
Local
bottom of page